VOLTA ÀS AULAS: A dica é redobrar os cuidados ao chegar em casa

Uma boa tarde dos estados e municípios retomaram as aulas presenciais – alguns, já na semana passada, outros, nesta segunda (7). As recomendações, dentro das escolas, são as mesmas: uso de máscara e a higienização constante das mãos, seja lavando com água e sabão, seja usando álcool em gel. E ao chegar em casa, nada de relaxar. A dica é de Fausto Flor Carvalho, presidente do Departamento de Saúde Escolar da Sociedade de Pediatria de SP (SPSP).

 

Primeiro, é recomendado a higienização da mochila, da lancheira e do material escolar, o que pode ser feito com álcool a 70%, desinfetantes ou mesmo água e sabão, quando possível. Os calçados são um capítulo à parte. O ideal é higienizá-los e mantê-los em um cantinho reservado – ou seja, os sapatos que vão para a escola ou para fora de casa, preferencialmente, não devem ser utilizados no ambiente interno.

 

Já em relação ao uniforme, se a criança for utilizar uma peça mais de uma vez, como uma calça ou um agasalho, por exemplo, a recomendação é mantê-la em uma área ventilada, bem arejada e, se possível, com sol, que funciona como um germicida.  Ah, e o ideal é levar o seu filho ao banho assim que ele voltar da escola. Outra dica importante é reforçar a imunidade desses alunos…

 

“Expor a criança ao sol, diariamente, durante 15 minutos, antes das 10h ou após às 16h. Isso auxilia na absorção adequada da vitamina D, importantíssimo para manter o sistema imunológico reforçado. Outro ponto fundamental é cuidar para que a criança tenha uma boa alimentação”, completa Fausto Flor Carvalho. Adotar uma dieta equilibrada, com frutas, vegetais, carnes magras e carboidratos contribuem para que a volta às aulas seja mais tranquila quando se considera a segurança em relação à saúde. Com informações da revista Crescer.

Compartilhar agora