URGENTE: Ex-presidente Bolsonaro é condenado pelo TSE e está inelegível por 8 anos

O Tribunal Superior Eleitoral, nesta sexta-feira (30), formou maioria (5 votos a 2) para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro por abuso de poder político e torná-lo inelegível por 8 anos.

 

O julgamento foi retomado com o voto da ministra Cármen Lúcia, que teve voto decisivo e foi a favor da inelegibilidade do ex-presidente, formando assim maioria para condenação. “De pronto, com todas as vênias do ministro Raul Araújo, estou anunciando à vossa excelência que estou acompanhando o ministro relator”, afirmou.

 

O voto pela condenação e inelegibilidade de Bolsonaro foi apresentado pelo relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, na terça-feira (27). Acompanharam o entendimento os ministros Floriano de Azevedo, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes. O ministro Raul Araújo e Nunes Marques divergiram, votando contra a condenação e a inelegibilidade de Bolsonaro.

 

O julgamento ocorre seis meses após a saída de Bolsonaro do cargo e a maioria da Corte entendeu que o ex-presidente cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

 

A ação foi movida pelo PDT contra a chapa devido a uma reunião do ex-presidente com embaixadores, realizada em julho do ano passado, na qual ele disseminou e reproduziu fake news contra as urnas eletrônicas.

Compartilhar agora