Ultramaratonista Alessandra Melo realiza Travessia Sobradinho – Juazeiro: Um feito inédito e uma homenagem ao Rio São Francisco
No próximo dia 18 de janeiro, a cidade de Juazeiro será palco de um feito inédito e inspirador: a Travessia Sobradinho – Juazeiro, uma ultramaratona aquática de 50 km realizada pela ultramaratonista paulista, Alessandra Melo, popularmente conhecida como “Leca”.
O Percurso terá início em Sobradinho e seguirá até Juazeiro, onde durante a prova a nadadora não sairá da água até o destino final, um marco na história do esporte feminino. Além disso o momento tem objetivo de promover a conscientização sobre a preservação do Rio São Francisco.
O evento é uma realização do grupo de nadadoras de águas abertas Sereias do Rio e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo (Seculte). Targino Gondim, Secretário da Seculte destaca a importância de apoiar momentos como esse.
“É um prazer apoiar uma atleta como Leca, que, além de nos inspirar com seu exemplo de dedicação, também traz à tona uma causa tão importante como a preservação do nosso Rio São Francisco”, afirma o secretário.
Alessandra Melo é natural de São Paulo, cresceu sob a inspiração de seu pai, Odilon Melo, nadador profissional. Desde muito pequena, aprendeu a nadar antes mesmo de andar, e foi nesse ambiente aquático que ela começou a moldar sua paixão pelos esportes. Quando se mudou para a Bahia, há 22 anos, a paulista não hesitou em trocar as piscinas pela vastidão do mar, abraçando o novo desafio e se tornando referência em competições de longa distância.
Para Leca, cada novo desafio é uma oportunidade de inspirar e motivar pessoas a acreditarem no poder da superação. A participação em outras provas nas águas do velho chico e a observação do potencial da natação de águas abertas praticada por mulheres no vale, fez com que a nadadora escolhesse Juazeiro e Petrolina para esse próximo desafio.