TSE afirma que a campanha eleitoral de 2024 já registra quase 100 mortes de candidatos; veja
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou à morte de pelo menos 99 candidatos durante um campanha para as eleições municipais de 2024, com causas que variam de violência a problemas de saúde.
Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul registraram o maior número de óbitos, enquanto o MDB foi o partido mais afetado.
Entre os casos mais alarmantes está o do prefeito Marcelo Oliveira, assassinado em um atentado em João Dias (RN), cuja esposa, Maria de Fátima, agora concorre à sua vaga.
Além de Oliveira, a violência também atingiu outros candidatos, como o vereador Lukas Machado, encontrado morto em sua residência em Itatinga (SP). Embora não houvesse sinais de violência, foram encontradas drogas no local, levando à prisão de um suspeito.
A legislação eleitoral permite a substituição de candidatos falecidos até 20 dias antes das eleições, e várias cidades, incluindo Cristalina (GO) e Fortaleza (CE), também relataram múltiplas mortes durante a campanha, levantando preocupações sobre a segurança dos candidatos.
Fonte: R7
Foto: Reprodução