Terremoto na Turquia atinge a Síria e causa quase 2000 mortes
Um terremoto de magnitude 7,8 com epicentro na Turquia, que também atingiu a Síria, causou mais de 1.900 mortes na manhã de hoje.
Na Turquia, o saldo de vítimas está em 1.121 mortos e 7.634 feridos, segundo último balanço do presidente do país, Recep Erdogan. Ao menos 2.834 prédios ficaram destruídos e buscas por vítimas soterradas continuam.
Já na Síria são pelo menos 783 mortos, segundo a agência oficial Sana e socorristas em regiões rebeldes.
A maior parte dos mortos está nas cidades de Aleppo, Hama, Latakia e Tartus, muito atingidas pela guerra no país, que começou em 2011.
Horas depois do primeiro terremoto, um tremor secundário de magnitude 7,6 atingiu o sudeste da Turquia — a 4 km ao sul da cidade de Ekinozu, em Kahramanmaras, região mais atingida pelo primeiro terremoto. Na região, um repórter que fazia uma transmissão ao vivo correu para escapar de um desabamento e acabou salvando uma criança.
O segundo tremor foi confirmado por autoridades turcas, mas o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) fala em magnitude de 7,5, às 13h24 no horário local (7h24 no horário de Brasília).
Moradores das províncias de Dohuk e Mosul, no Iraque, afirmaram ter sentido “um leve tremor” na região, segundo a Al Jazeera.
Os tremores de terra foram sentidos até na Groelândia, a mais de 5,5 mil quilômetros de distância da Turquia, segundo informou à AFP o Instituto Geológico dinamarquês.
Com informações: Uol
Vídeo: Rtve notícias
Foto: AFP