SERÁ QUE FUNCIONA? Cientistas dizem ter descoberto remédio que trata “coração partido”
Os cientistas da Universidade de Ottawa, no Canadá, estão em busca de uma maneira de aliviar o sentimento de “coração partido”. Após um estudo recente, eles acreditam que o propranolol, medicamento utilizado para problemas cardíacos, pode ajudar a tratar o “coração partido”. Ele é um betabloqueador – um tipo de medicamento que diminui o estresse no coração e nos vasos sanguíneos.
O princípio ativo inibe a circulação de adrenalina, também conhecido como o hormônio do estresse, fazendo com que o coração desacelere e a pessoa fique menos sensibilizada aos estímulos externos. O estudo dos canadenses foi publicado na revista científica Journal of Affective Disorders. Ele analisou se o propranolol, combinado com terapia, ajuda os pacientes a enfrentarem o transtorno de adaptação decorrente de um rompimento.
De acordo com os pesquisadores, 72% dos voluntários que tomaram o remédio por quatro semanas experimentaram uma redução dos sintomas típicos do transtorno de adaptação. O efeito foi avaliado pelos próprios pacientes durante momentos nos quais os pesquisadores induziam os voluntários a descreverem como eles se sentiam em relação à perda afetiva. Segundo os pesquisadores, a reativação da memória sob propranolol mostrou-se promissora na redução dos sintomas do transtorno de adaptação. *com informações do Metrópoles