SEPARE A TAÇA: consumir vinho antes de dormir pode ajudar na perda de peso
A conclusão é de um estudo realizado na Universidade do Estado de Washington, em que os pesquisadores constataram que o resveratrol, substância encontrada na casca e na semente de uvas pretas e vermelhas, consegue converter o excesso de gordura branca em gordura marrom. Nosso organismo produz os dois tipos, sendo que o segundo é mais fácil de ser expelido pelo corpo. Outros estudos já haviam verificado que pessoas com uma quantidade maior de gorduras marrons no organismo conseguem emagrecer com maior facilidade.
“Converter gordura branca em gordura marrom auxilia na queima de lipídios e ajuda a manter o corpo em equilíbrio e prevenir a obesidade e disfunção metabólica”, afirmou Min Du, professor e cientista da Washington State University, no estudo. O resveratrol é um polifenol, que tem ação antioxidante, ajudando na eliminação de toxinas do organismo.
Frutas, em geral, são ricas em resveratrol, principalmente aquelas com cascas escuras como amora, morango e maçã — enquanto uma concentração ainda maior pode ser encontrada no vinho tinto. Mas atenção: uma dieta balanceada somada à prática de exercícios físicos ainda é a melhor forma para controlar o peso e, sobretudo, manter a saúde em dia.