Segurança e preservação são temas de reunião entre capitania dos portos e grupo Náutico Pnz jet Club
Na tarde desta segunda-feira, dia 05 de agosto de 2024, estiveram reunidos na Capitania dos Portos de Juazeiro-BA, representantes do grupo náutico PNZ Jet Club e o Capitao dos Portos, André Gonzaga Ribeiro (Capitão de Corveta). O encontro teve como objetivo discutir questões relacionada às atividades náuticas da região, sobretudo, alinhar ações que garantam a segurança de banhistas e embarcações.
A reunião proporcionou um espaço para debates construtivos e instruções para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades náuticas. Foram enfatizadas as dificuldades quanto ao ordenamento da navegação segura e as necessidades da ampliação da divulgação das normas náuticas, visando a mitigação de acidentes envolvendo embarcações e banhistas.
Tendo em vista a multidisciplinaridade da matéria, iniciou-se a discussão de um acordo de cooperação envolvendo a Marinha e os representantes do grupo náutico PNZ Jet Club com o objetivo de estabelecer o devido regramento, principalmente em relação a necessidade de habilitação náutica para condução de embarcações, a delimitação da área para banhistas e a rota adequada para navegação das embarcações próximo à ponte Presidente Dutra.
O Capitão Gonzaga enfatizou que as ações da Marinha do Brasil têm como objetivo elevar os padrões comportamentais dos navegantes, de forma a incrementar a mentalidade de segurança da comunidade náutica, visando a redução de acidentes e fatos da navegação.
Já o empresário Aurélio Cavalcante destacou que o intuito do grupo é navegar de forma segura, respeitando todas as normas, a fim de garantir a diversão e valorização do turismo ribeirinho.
Ao final, restou acordado que o grupo náutico PNZ Jet Club ficou responsável de apresentar um plano de ação, no prazo de 60 dias, com atividades educativas, instrutivas e cooperativas em prol da segurança náutica no Rio São Francisco.