SÃO JOÃO: Deputado apresenta projeto de Lei que visa investimento em bandas de forró e manifestações culturais relacionadas ao Nordeste
O deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE) apresentou projeto de Lei para buscar ampliar a presença de forrozeiros nos festejos de São João. Batizada de “Lei Luiz Gonzaga” a iniciativa prevê que prefeitos e governadores invistam pelo menos 80% da verba dos festejos juninos em contratação de artistas, bandas de forró e manifestações como quadrilhas juninas e demais expressões culturais relacionados ao Nordeste.
O requerimento foi aprovado em regime de urgência com a assinatura de 336 deputados. Nesta terça-feira (20) o projeto será apreciado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira e poderá entrar na pauta para votação.
Ouvidos pela REDEGN, parceira do Portal Zap, os forrozeiros, comentam que estão nos últimos anos vivendo um período constrangedor, tendo as “programações invadidas por ritmos sertanejos e até pagode dentro das festas juninas”.
A ideia do projeto é valorizar e fortalecer a identidade cultural do gênero Forró, que é tradicional da época. “Muitas vezes as festividades juninas não recebem o devido apoio e investimento, ou quando o recebem não aplicam em alinhamento à cultura local e regional. Isso pode comprometer a qualidade e a diversidade das atrações. Além de tudo, há estilos que tocam em festas o ano todo, mas o forró tem seu ápice no período junino. Não podemos acabar com essa tradição e ver pessoas se queixando porque toca tudo no São João, menos forró”, disse o autor do projeto.