SÃO JOÃO: Caruaru proíbe manifestações políticas de artistas, anuncia punição, mas volta atrás; entenda
A Prefeitura de Caruaru não permitirá manifestações políticas nos palcos do São João 2022. Uma primeira versão do edital divulgado pela própria gestão dizia que os artistas que desrespeitarem a regra teriam a suspensão do cachê de sua apresentação. Depois voltou atrás e disse, por meio de nota, “que não há qualquer possibilidade de censura aos artistas durante o São João do município”. Mas a medida ainda será válida.
“O texto do edital, mal redigido, foi pensado por burocratas que buscavam evitar a politização de um evento que tem como finalidade o entretenimento, a valorização da cultura e a celebração religiosa das festas de junho. […] Nosso compromisso é absoluto e irrestrito com a liberdade de expressão, essencial para assegurar a continuidade do processo democrático. Não haverá qualquer tipo de pena para quem se manifestar durante o evento”, disse a gestão.
Anteriormente, o texto dizia que o não cumprimento das exigências poderá acarretar na rejeição da Prestação de Contas e, consequentemente, o não pagamento da apresentação artística. O São João de Caruaru terá 24 polos de shows.