Resgate cultural: Blocos e batucadas espalham alegria e irreverência no Carnaval de Juazeiro
O Carnaval de Juazeiro carimbou sucesso em todos os polos. Os blocos e batucadas espalharam alegria e irreverência na festa. Neste domingo (5), o ‘Bloco Sertão Inclusivo’ desfilou com a pauta da inclusão social de pessoas com deficiência. As batucadas também embelezaram a avenida, com muito colorido e as percussões atraíram quem se juntava ao percurso.
Desfilaram a Escola de Samba Regime do Samba, Grupo Percussivo Maracatu, Roda de Timbau, Escola de Samba Cacumbu, Roda de Timbau, e Maracatu Beira-Rio. Francielle Arantes já tinha tocado na percussão no Carnaval de Juazeiro, mas era a primeira vez com a camisa do Maracatu Beira-Rio. Se a palavra de ordem era irreverência, os foliões dos blocos ‘As Quengas do Popular’ e ‘Cabaré das Ilusões’ levaram a sério.
Na primeira noite do Carnaval de Juazeiro os blocos ‘Coelba’ e ‘do Tilas’ deram o pontapé inicial à folia de quem faz questão da tradição dos blocos carnavalescos. No sábado, os blocos começaram a aquecer o segundo dia ainda à tarde, com ‘As Fofoqueiras’ e ‘Bloco da Gaia’. Também desfilaram pelos circuitos Ivete Sangalo e Manuca Almeida na segunda noite ‘Bloco do Gigante’, ‘Afoxé Filhos de Zaze’, Bloco Tô de Boa’ e ‘Bloco Reffea Folia’. A Orla I também foi ponto de saída da batucada ‘Maracatu com Dendê’.
Nos quatro cantos da cidade a folia dos blocos carnavalescos nos dias de folia tornou o ‘Carnaval de Todos’ uma festa ainda mais democrática e animada. Desfilaram ‘Bolô Folia’ (Rua XV de Novembro), ‘As Patroas do Vale’ (Rua Tiradentes), ‘Bloco da Rua de Baixo’ (Av. Flaviano Guimarães), ‘Bloquinho do Bicudinho’ (Rua Tiradentes), ‘Arrocha as Canelas’ (Rua Henrique Rocha), ‘Bloco das Pelancas’ (Rua dos Ingleses), ‘Bloco Os que Nunca Beberam’ (Angari), ‘Bloco Sertão Inclusivo’ (Orla) e ‘Bloco do Pinico’ (Rua Oscar Ribeiro).