Receita Federal alerta sobre golpe da ‘taxa pix’ e reforça que não cobrará transações

Nesta quinta-feira (9) a Receita Federal divulgou um alerta sobre um novo golpe, a falsa cobrança de suposta taxa sobre o Pix.

 

Criminosos estão utilizando o nome da instituição para alegar que transações via Pix acima de R$ 5 mil estariam sujeitas a uma taxa obrigatória. Para dar credibilidade à fraude, é informado que o não pagamento de um boleto resultará no bloqueio imediato do CPF da vítima.

 

Em comunicado, a Receita frisou que essa cobrança é completamente falsa.

 

“Não existe tributação sobre Pix, e nunca vai existir, até porque a Constituição não autoriza imposto sobre movimentação financeira”, frisou Receita Federal, em comunicado.

 

A instituição também reforçou que não envia cobranças ou comunicados por WhatsApp, SMS ou redes sociais. Também na quinta-feira (9), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, publicou um vídeo nas redes sociais para desmentir a cobrança de imposto sobre o Pix.

 

 

Segundo Haddad, alguns conteúdos que circulam nas redes sociais, nos quais dizem que o governo “quer taxar tudo, inclusive os filhotes de estimação’, são falsos e servem apenas para confundir a opinião pública.

 

 

 

Fonte: Diário do Nordeste

 

 

 

Foto: Reprodução

 

Compartilhar agora