Queda do presidente Lula resgata fake de que ele morreu e foi trocado por ‘sósia’
Neste último domingo (20) ocorreu a notícia de que o presidente Lula havia se acidentado no Palácio da Alvorada. Com isso, as redes de desinformação ressuscitaram uma teoria da conspiração tão esdrúxula que já estava sepultada.
Voltou a rodar nas redes sociais a mentira que Lula morreu e foi substituído por um sósia. Não é brincadeira. Realmente há quem diga acreditar nisso.
Após cair no sábado (19), Lula teve um traumatismo craniano e um pequeno sangramento no cérebro. O presidente cortava a unha do pé quando caiu no banheiro e bateu a cabeça. O presidente foi atendido no Hospital Sírio-Libanês e depois acompanhado pelo médico Roberto Kalil, que atestou à coluna que o caso foi sério, mas que Lula passava bem.
O combustível que realimentou a fake news não foi o acidente em si, mas uma suposta declaração do presidente venezuelano Nicolás Maduro, que teria dito na TV que Lula morreu há dois anos. A teoria da conspiração diz que Lula foi substituído por um sósia escolhido pelo banqueiro Armínio Fraga e ministros brasileiros em um complô com a CIA.
No dia 10 de outubro, o procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, deu uma entrevista à TV TeleSur e disse que Lula havia sido cooptado na prisão pela CIA e que ele é o mesmo. Nas declarações, não há qualquer menção por parte de Tarek sobre ele estar morto ou ter uma sósia.
Nas redes sociais, principalmente no TikTok, existem vídeos de pessoas reagindo à notícia, e, em tom sério, mostrando acreditar na história.
“Eu sempre o achei estranho, agora me respondam por que os doentes pelo Lula não percebem e por [que] ele não desconfiam? Sabe pq? Pq são cegos mesmo”, postou uma usuária.
Fonte: Metrópoles
Foto: Públicas