Professor da Univasf é o primeiro do interior a ocupar uma cadeira na Academia Pernambucana de Ciências

O professor Helinando Pequeno de Oliveira, do Colegiado de Engenharia Elétrica, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), vai ocupar uma cadeira na Academia Pernambucana de Ciências. Será a primeira vez que alguém do interior de Pernambuco vai ocupar uma das 100 cadeiras. Helinando ocupará a cadeira de número 19, em substituição a professor que faleceu em decorrência da covid-19.

 

“A indicação a esta cadeira na Academia Pernambucana de Ciência é motivo de satisfação e responsabilidade. Satisfação pela lembrança e reconhecimento dos pares ao trabalho desenvolvido. E responsabilidade por ser o primeiro representante do interior do Estado na Academia. Representar a inteirorização da Universidade brasileira em todos os fóruns é sempre motivo de orgulho e grande responsabilidade por tudo o que o interior de nosso país tem de potencial para contribuir com o crescimento científico da nação”, disse o professor.

 

O professor Helinando Pequeno de Oliveira foi aprovado no primeiro concurso docente para a Univasf, em 2004. Ele é graduado em Engenharia Eletrônica pela UFPE, mestre e doutor em Física, também pela UFPE, e fez pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. Decano do Colegiado de Engenharia Elétrica, Oliveira também é o fundador da Pós-Graduação em Ciência dos Materiais, primeira pós-graduação da Univasf, a qual ele coordenou entre 2007 e 2011. Oliveira foi pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, de 2012 a 2016.

Compartilhar agora