PL de Bolsonaro elege maior bancada no Senado e na Câmara
O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, elegeu representantes para 8 das 27 vagas em disputa para o Senado Federal, e deve iniciar a próxima legislatura como a maior bancada da casa. A sigla supera forças tradicionais do parlamento, como o MDB e PSD, além do União Brasil, legenda oriunda da fusão de Democratas e PSL.
Além de senadores pelo PL, o bolsonarismo teve vencedores em outras siglas aliadas. Ao todo, o campo político aliado ao atual presidente da República venceu em 18 das 27 vagas em disputa. Apenas 7 dos eleitos para o Senado Federal na próxima legislatura integram o campo lulista do espectro político.
Câmara – O PL elegeu neste domingo (2) a maior bancada na Câmara dos Deputados. Até as 9h45 desta segunda (3), o resultado parcial da apuração já indicava a legenda com 98 deputados eleitos, à frente de PT (68), União Brasil (57), PP (47) e MDB (42). O levantamento é parcial porque não considera a bancada eleita pelo Amazonas. Isso porque, até a última atualização desta reportagem, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não havia concluído a apuração de todos os votos no estado.
foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil