PF faz buscas em endereço de Bolsonaro e prende tenente-coronel, veja mais:
A Polícia Federal faz buscas e apreensão na manhã desta quarta-feira (3) na casa onde mora o ex-presidente Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro, no jardim Botânico em Brasília. Celulares do casal foram apreendidos e o casal se encontrava em casa na hora.
Os policiais também prenderam o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid Barbosa. Este, também tem um depoimento à PF previsto para 9h desta quarta-feira (3) sobre o caso das joias dadas ao governo brasileiro pela Arábia Saudita. Os mandados não estão relacionados a esse caso. De acordo com a CNN, a filha e a esposa de Mauro Cid e outros assessores de Bolsonaro também estão entre os alvos da PF. Jair Bolsonaro não foi alvo de mandado de prisão, mas deve prestar depoimento ainda nesta quarta.
A ação faz parte da Operação Venire, deflagrada nesta quarta, que investiga a prática de crimes na inserção de dados falsos sobre vacinação contra Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde (sistemas SI-PNI e RNDS).
Segundo a Globo News, teriam sido forjados os certificados de vacinação:
- do hoje ex-presidente Jair Bolsonaro;
- da filha de Bolsonaro, Laura Bolsonaro, hoje com 12 anos;
- do ex-ajudante de ordens Mauro Cid Barbosa, da mulher e da filha dele;
- do deputado federal Guttemberg Reis de Oliveira (MDB-RJ).
“Com isso, tais pessoas puderam emitir os respectivos certificados de vacinação e utilizá-los para burlarem as restrições sanitárias vigentes imposta pelos poderes públicos (Brasil e Estados Unidos) destinadas a impedir a propagação de doença contagiosa, no caso, a pandemia de Covid”, diz a Polícia Federal.
Ainda de acordo com a CNN, os fatos investigados configuram os crimes de infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.
Fonte: CNN e G1
Imagem: Reprodução