Pesquisadores desenvolvem Inteligência Artificial capaz de prever o horário exato da sua morte

Pesquisadores desenvolveram uma tecnologia de ponta em Inteligência Artificial (IA) capaz de prever eventos na vida das pessoas. O modelo, nomeado de “Life2vec”, funciona de forma semelhante ao ChatGPT, com sua capacidade de processamento de linguagem e foi treinada com dados de saúde e mercado de trabalho de seis milhões de dinamarqueses.

 

O estudo realizado pela University of Copenhagen (Dinamarca) e Northeastern University (Estados Unidos) revela que é possível utilizar grandes quantidades de dados sobre a vida das pessoas para treinar modelos de IA designados como “transformer models” (“modelos transformadores”, em português).

 

O treinamento deste modelo permitiu a identificação de padrões que revelam traços de personalidade e estimam o tempo de vida restante com notável precisão. Esse avanço representa um marco significativo na capacidade preditiva da inteligência artificial.

 

Sune Lehmann, professora na Universidade Técnica da Dinamarca (DTU) e autora do artigo, acredita que o aspecto empolgante está na compreensão dos dados que permitem que o modelo forneça previsões tão precisas.

 

“Usamos o modelo para abordar a questão fundamental: até que ponto a AI pode prever eventos em seu futuro com base em condições e eventos em seu passado? Cientificamente, o que é empolgante para nós não é tanto a previsão em si, mas os aspectos dos dados que permitem que o modelo forneça respostas tão precisas”, diz Lehmann.

 

Segundo os pesquisadores, o próximo passo seria incorporar outros tipos de dados, como textos e imagens ou informações sobre nossas conexões sociais. Esse caminho abre uma nova interação entre as ciências sociais e a saúde.

 

Com informações do Metrópoles e Olhar Digital

Compartilhar agora