Patrono e contador de histórias Willian Soares viverá Mestre Vitalino em quadrilha junina
A presidente da quadrilha junina Buscapé, Zenaide Diogo, convidou o contador de histórias, professor e patrono da ABCH Willian Fernando Soares para viver Mestre Vitalino na quadrilha junina 2023, Das Mãos que Amassa o Barro: A Arte Ganha Vida!
Mestre Vitalino (1909-1963) foi um artista popular brasileiro, considerado um dos maiores artistas da história da arte do barro no Brasil.
“Quando tive a honra de ser convidado , fiquei muito feliz, encorajado, desafiado, pois, o mestre Vitalino já tinha passado por minhas pesquisas anos atrás e essa contação de histórias através do barro, as narrativas do povo sertanejo, reverbera força, resistência, resiliência, espontaneidade dentro da arte, da vida, pois nela, se encontra os sonhos, conflitos, culturas de cada um de nós, essa crônica que é atemporal e eu me vejo nesse lugar de potência, acredito que todos os artistas! Obrigado Zenaide pelo presente e apresentar, fazer conhecer esse artista singular para toda sociedade!”. Declarou o professor.
Desde seis anos de idade, Vitalino já mostrava seu talento para a arte moldando pequenos animais com as sobras do barro do trabalho de sua mãe. O barro, que mais tarde serviria de matéria prima para sua arte, era retirado das margens do rio Ipojuca, local onde Vitalino brincava durante sua infância. Vitalino foi responsável por uma arte simples que encantou o mundo e o tornou famoso. Arte que os especialistas decidiram batizar como arte figurativa.
ASCOM/Daniela Felix