Paralimpíadas em Paris começam nesta quarta-feira (28) com atletas da região, confira
Acontece nesta quarta-feira (28) a cerimônia de abertura das Paralimpíadas de Paris 2024, às 15h (horário de Brasília). Assim como nas Olimpíadas, o evento será fora de um estádio, com os 4.400 atletas desfilando pela Champs-Élysées em direção à Praça La Concorde.
Na icônica avenida, 185 delegações serão apresentadas em um evento gratuito, buscando unir todo mundo em torno do espírito dos Jogos Paralímpicos. A segunda parte da cerimônia, já na Praça La Concorde, será paga, com direito a espetáculos artísticos, além dos protocolares discursos de autoridades.
Durante o evento, a “Pira Paralímpica” será acesa em Stoke Mandeville, na Inglaterra. O vilarejo, em 1948, sediou o “embrião” dos Jogos Paralímpicos. Os atuais campeões paralímpicos Beth Gomes, do atletismo, e Gabriel Araújo, da natação, serão os porta bandeiras da delegação brasileira na abertura oficial dos Jogos de Paris. Dos 254 atletas do Brasil.
Entre os atletas pernambucanos está a velocista Samira Brito da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), que vai disputar as Paralimpíadas pela segunda vez e atualmente ocupa a 5ª colocação no ranking mundial na prova dos 200m e a 7ª posição nos 100m.
Outro destaque é o jogador de futebol de cego, Raimundo Nonato, da cidade de Orocó. Em Paris, o pivô, vai em busca da quarta medalha de ouro dele e da sexta para o Brasil.
A cerimônia, assim como as competições, serão transmitidas pelo canal do Comitê Paralímpico Internacional no YouTube. O Sportv e o Globoplay também confirmaram cobertura ao vivo.