Onda de frio recorde vem aí e até neve é esperada segundo INMET; leia

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a massa de ar frio que entrou no país nessa quarta-feira (7), pela Região Sul, deve avançar nesta quinta-feira (8), sobre o Mato Grosso do Sul, sul e sudoeste do Mato Grosso e sul e sudeste de São Paulo.

 

 

 

Já na sexta-feira (9), o sistema prossegue se deslocando e na sua trajetória atingirá o centro-oeste e sul do Mato Grosso, Rondônia, sul de Goiás, demais áreas de São Paulo, centro-sul do Rio de Janeiro e Triângulo Mineiro.

 

 

 

O órgão alerta para a queda acentuada de temperaturas e com risco de geadas, de forma gradativa acompanhando a evolução do ar frio e seco, e até mesmo neve na Região Sul.

 

 

 

Conforme o Inmet, considerando a intensidade e a propagação continental prevista, será a primeira vez que essa massa de ar conseguirá avançar sobre todos os estados das Regiões Centro-Oeste e Sudeste do país.

 

 

No sábado (10), o ar gelado se propaga também para áreas de Goiás, noroeste, sul, oeste e Zona da Mata de Minas Gerais e demais áreas do Rio de Janeiro.

 

 

Ainda neste dia, as baixas temperaturas avançam ainda mais atingindo parte da Região Norte, onde o fenômeno é conhecido como friagem, declinando os termômetros no Acre, sul do Amazonas e sudoeste do Pará.

 

 

No domingo (11), a massa de ar, embora enfraquecida, provocará declínio no norte de Goiás, Distrito Federal, área central de Minas Gerais e no centro-sul do Espírito Santo.

 

 

Fonte: Metrópoles

 

 

Foto: Freepik

Compartilhar agora