Nestlé Brasil anuncia recolhimento de lotes do produto ‘Meu primeiro Lanchinho’, da marca Mucilon por níveis elevados de aflatoxina

A Nestlé Brasil anunciou o recolhimento voluntário de lotes do produto “Meu Primeiro Lanchinho”, da marca Mucilon, no país após encontrar níveis elevados de aflatoxina, toxinas produzidas por fungos, acima do permitido pela legislação brasileira.

 

 

De acordo com o comunicado emitido pela empresa, o problema foi identificado “durante análises de qualidade de rotina”.

 

“O consumo de alimentos com níveis aumentados dessa substância por período prolongado pode ser prejudicial à saúde, incluindo, em casos extremos, potenciais problemas relacionados ao fígado,” alertou.

 

 

A aflatoxina é um tipo de micotoxina produzida por fungos do gênero Asperigillus. De acordo com informações da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), ela é encontrada principalmente em áreas com climas quentes e úmidos, como o Brasil, e são conhecidas por serem genotóxicas e carcinogênicas, ou seja, podem levar a danos no DNA e aumentar o risco de câncer em casos extremos.

 

“A exposição por meio dos alimentos deve ser mantida no nível mais baixo possível. As aflatoxinas podem ocorrer em alimentos como amendoim, nozes, milho, arroz, figos e outros alimentos secos, especiarias, óleos vegetais brutos e grãos de cacau, como resultado da contaminação por fungos antes e depois da colheita”, diz a autoridade.

 

 

Fonte: O Globo

 

 

Foto: Reprodução

 

 

Compartilhar agora