Namorar ou casar engorda? Médica explica e alerta para importância da manutenção do estilo de vida saudável
A maioria das pessoas aponta como causa das mudanças no estilo de vida, especialmente os relacionamentos, assim, até o ganho de peso, em muitos casos, é atribuído à fase do namoro ou ao casamento. Se você está namorando ou já casou, deve ter ouvido algum comentário a respeito da balança. Mas, será que namorar ou casar engorda?
“Não há estudos que mostrem que o casamento é um fator de risco para a obesidade, apenas mera percepção de algumas pessoas. Porém, para quem tem receio disso ou percebeu que realmente começou a engordar depois de namorar ou casar é importante estar atento e buscar ajuda profissional, já que a obesidade é uma doença multifatorial que precisa ser tratada”, explica a Dra. Carolina Almeida, médica referência em emagrecimento, responsável pelo Núcleo GA Petrolina.
De acordo com a médica, são inúmeros os relatos de pacientes que chegam ao consultório adotando a data do casamento como um marco, paralelo a isso, apresentam as mudanças na rotina, locais e eventos que antes não faziam parte do roteiro do casal, assim como a diminuição de atividades realizadas durante a solteirice. Contudo, a Dra. Carolina Almeida afirma que mesmo em meio a tantas mudanças, a manutenção da boa forma vai depender dos indivíduos e não do relacionamento em si. De acordo com ela, se a saúde for o foco dos pares, o relacionamento pode potencializar ainda mais o processo pela busca do emagrecimento.
“Atividades físicas em casal, além de queimar calorias porque o tempo passa de modo quase imperceptível, estimula os pares a manterem um relacionamento mais próximo, assim como o diálogo, já que têm objetivos em comum. O processo de emagrecimento também se torna mais fácil para os pares que moram na mesma casa, como é o caso dos casados, pois terão programas semelhantes, compras semelhantes, um incentiva o outro.”
Para que não restem dúvidas sobre as causas da obesidade em relação ao namoro e ao casamento, a Dra. Carolina Almeida adverte: “não vamos cair nessa conversa de que o namoro ou casamento engorda. Só engorda se a pessoa se acomodar, sem comodismo será o contrário, o casal vai ser aliado na manutenção da boa forma.”