Impressionante! Eletrodo que ajuda a controlar o Parkinson tem resultado imediato; veja
Através das redes sociais o neurocirugião Alander Sobreira Vanderlei compartilhou a surpreendente transformação dos sintomas de um paciente com Parkinson. Os eletrodos instalados em seu cérebro causam um alívio imediato da tremedeira típica da condição.
O paciente fez um procedimento para a instalação da estimulação cerebral profunda (DBS, em inglês). São inseridos eletrodos no núcleo do cérebro para liberar estímulos elétricos modulam o funcionamento dos neurônios e ajudam a controlar os sintomas da doença neurodegenerativa.
“O equipamento emite pulsos elétricos regulados, o que controla sintomas como tremores e rigidez do Parkinson, melhorando a qualidade de vida com menos medicamentos e efeitos colaterais”, explica o médico.
O procedimento funciona como uma espécie de marca-passo cerebral, controlando os impulsos e estabilizando o quadro. Porém, não é o tratamento mais tradicional para a condição: existem remédios que ajudam a controlar os sintomas, como repositores de dopamina, que têm boa resposta.
Os riscos de eventuais infecções e alterações inesperadas pelo implante dos eletrodos no cérebro faz a terapia ser indicada apenas quando outras já falharam. Nos últimos anos, porém, o procedimento tem se tornado cada vez mais seguro e personalizado, aumentando muito a qualidade de vida dos pacientes.
Fonte: Metrópoles
Foto: Reprodução