Farmácias começam a vender Eletrocardiograma de uso doméstico

O primeiro eletrocardiograma de uso doméstico já chegou às farmácias brasileiras, chamado de Complete, o produto desenvolvido pela multinacional japonesa Omron Healthcare, foi apresentado neste ano, nos congressos americano e brasileiro de cardiologia.

 

Nas drogarias Pague Menos, Sinete, Extrafarma, São Paulo e Pacheco o aparelho custa cerca de R$ 1.500.

 

O equipamento realiza o eletrocardiograma e afere a pressão arterial ao mesmo tempo. De fácil manuseio, pode ser usado por qualquer pessoa. O resultado, que não se trata de um laudo, é transmitido ao médico em cerca de 30 segundos. Para isso, é preciso baixar o aplicativo.

 

A inspiração para a criação do aparelho surgiu de uma diretriz da Sociedade Europeia de Cardiologia sobre Fibrilação Atrial que recomendou, em 2021, a realização de um eletrocardiograma diário em pacientes acima de 65 anos.

 

No Brasil, a fibrilação atrial afeta mais de 5 milhões de pessoas. Caracterizada pela frequência cardíaca irregular, a doença aumenta o risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral) em pacientes não diagnosticados.

 

Quando sintomática, o principal alerta é a arritmia. De 14% a 22% dos casos de fibrilação atrial a causa é a hipertensão.

 

Fonte: Bahia Notícias

 

Foto: Freepik

Compartilhar agora