EITA! Adoçantes de refrigerantes podem prejudicar o fígado, aponta estudo inicial
Para os fãs dos refrigerantes zero açúcar, uma notícia nada agradável. Um estudo, ainda em caráter inicial, aponta que dois adoçantes comumente utilizados nesses produtos, podem afetar a função de desintoxicação do fígado. Essas substâncias, que conseguem deixar um sabor doce nas bebidas sem o uso do açúcar, dificultariam a ação de uma proteína do fígado essencial para a excreção de substâncias tóxicas do organismo humano.
A conclusão é de pesquisadores do Medical College of Wisconsin, instituição dos EUA. O trabalho foi apresentado recentemente na conferência Experimental Biology 2022, mas ainda não foi publicado em uma revista científica. Um estudo preliminar dessa equipe de cientistas já havia observado que camundongos filhotes expostos aos chamados adoçantes não nutritivos apresentaram alterações no processo de desintoxicação do fígado.
Foi a partir desse estudo que os pesquisadores projetaram este segundo. Nele, foram examinados os efeitos dos adoçantes acessulfame de potássio e sucralose na glicoproteína P, que atua na metabolização de medicamentos e na eliminação de toxinas do organismo. Caso o que foi observado no estudo realmente seja reconhecido por outras pesquisas, os efeitos no organismo seriam principalmente a curto prazo, já que a metabolização das drogas pela glicoproteína P não ocorreria de forma adequada, gerando efeitos colaterais no paciente. Mas efeitos crônicos também poderiam acontecer, a depender de novas descobertas. *com informações da Folhapress
foto: Pixabay