Dose bivalente para maiores de 18 anos: o que você precisa saber para tomar a vacina

Governo disponibiliza vacina bivalente contra covid para toda população maior de 18 anos. A ampliação foi anunciada nesta segunda-feira (24) e pretende reforçar a proteção contra a doença em todo o país.

 

Segundo orientação da Pasta, podem ser vacinadas as pessoas que já recebem ao menos duas doses de vacinas monovalentes ( Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) como esquema primário ou também como dose de reforço. No entanto, o intervalo entre a última dose recebida e esta nova precisa ser de no mínimo 4 meses. Quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso, também pode procurar as unidades de saúde.

 

A decisão se dá devido ao cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço. Em dois meses, apenas 16,3% da população-alvo recebeu a dose extra, que oferece uma proteção adicional contra mutações do vírus.

 

De acordo com o g1, apenas 10 milhões de brasileiros receberam a dose bivalente até agora, segundo dados do ministério divulgados no fim da semana passada. A maior parte – 8,1 milhões – foram para os braços de idosos acima de 60 anos.
A Pfizer afirma que entregou ao governo brasileiro, até o dia 12 de abril, 47,6 milhões de doses da vacina bivalente. Isso significa que cerca de 37 milhões de doses podem estar nos estoques, aguardando o uso. A validade das doses é de 18 meses a partir da data da fabricação, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Em um documento técnico, enviado internamente para estados e municípios e que o g1 teve acesso, o Ministério da Saúde escreveu que a liberação da bivalente para todos os adultos acima dos 18 anos se deu por conta da “disponibilidade de doses da vacina bivalente” e também pela “a oportunidade de atualização da resposta imunológica de uma população maior frente às novas variantes da Covid-19”.

 

Fontes: Governo Federal e G1
Imagem: jcomp no Freepik

Compartilhar agora