Dia Mundial da Água: vale sempre uma reflexão e reforçar as boas práticas
Em 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. Essa data foi estabelecida em 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para selar um acordo com os países e chamar a atenção de governos, empresas, organizações não governamentais e todos os setores da sociedade, a fim de promover a conscientização pública sobre a importância da preservação e do desenvolvimento dos recursos hídricos e da implementação das recomendações propostas pela Agenda 21.
Além de a água ser um recurso natural limitado, fatores como o consumo inadequado, o desperdício e a poluição de fontes e mananciais representam um risco para a manutenção da vida no planeta. Por isso, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 é justamente Água Potável e Saneamento (ODS 6), cuja meta é assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos. E fazer a nossa parte para ajudar a alcançar esse objetivo pode ser simples.
O consumo médio de água de um brasileiro é de 154,1 litros por dia, acima dos 50 a 100 litros recomendados pela OMS. Ainda assim, mais de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada. Então, se cada um de nós fizer um uso mais consciente para evitar desperdícios e economizar água, contribuímos para conservar esse bem tão valioso. Com informações EM e Akatu
– Utilize só o necessário (no banho, ao usar a torneira e escovar os dentes, por exemplo);
– Aproveite a água da lavadora e evite lavar carros e calçadas com mangueiras;
– Verifique a existência de vazamentos;
– Ensaboe todas as louças de uma só vez;
– Implemente a descarga com válvula de duplo acionamento;
foto: Pixbay