Desistiu: TSE não vai enviar técnicos para eleições na Venezuela após ataques de Maduro ao Sistema Eleitoral Brasileiro

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e também ministra, Cármen Lúcia, afirmou em nota que a Corte não vai mais enviar técnicos do tribunal para acompanhar as eleições da Venezuela, que estão marcadas para o próximo domingo (28).

 

“Em face de falsas declarações contra as urnas eletrônicas brasileiras, que, ao contrário do que afirmado por autoridades venezuelanas, são auditáveis e seguras, o Tribunal Superior Eleitoral não enviará técnicos para atender convite feito pela Comissão Nacional Eleitoral daquele país para acompanhar o pleito do próximo domingo”, diz a nota.

 

A desistência foi motivada após fala de Maduro, durante um comício na terça-feira (23), onde o mesmo disse, sem provas, que os boletins de urna do Brasil não são auditáveis.

 

“Temos o melhor sistema eleitoral do mundo. Tem 16 auditorias e se fazem auditorias em tempo real em 54% das mesas. Em que outra parte do mundo fazem isso? Nos EUA?”, questionou.

 

“No Brasil? Não auditam nenhuma ata no Brasil. Na Colômbia? Não auditam nenhuma ata. Na Venezuela auditamos em tempo real, nas mesas, 54%”, disse Maduro.

 

 

Fonte: Estadão

 

Foto: Públicas

Compartilhar agora