CUIDADO! Mulher precisará fazer transplante de fígado após ingerir chá emagrecedor; médica faz alerta

Liliana Ducatti Lopes, médica gastroenterologista do Hospital das Clínicas de São Paulo usou uma rede social para alertar para os riscos de tomar chás emagrecedores após uma paciente ser internada na unidade de saúde para transplante de fígado. Segundo ela, a paciente teve hepatite fulminante após tomar um chá emagrecedor de 50 ervas, incluindo chá verde, carqueja e mata verde, e agora aguarda por um doador para fazer o transplante de fígado.

 

“Nós recomendamos não fazer o uso desse tipo de medicação: chá que desincha, chá detox, natural, erva… Não faça uso, desaconselhe as pessoas que você conhece. Isso tudo é charlatanismo e são descritos como hepatotóxicos, fazem mal para o fígado sim e podem levar à necessidade de um transplante de fígado”, disse a médica que alerta que chá verde, carqueja e mata verde também são ervas conhecidas na literatura médica por serem prejudiciais ao fígado.

 

No caso da paciente internada no HC, de início não era conhecida nenhuma medicação tomada por ela. Logo depois, porém, a família levou ao consultório um frasco de chá emagrecedor com 50 ervas, de acordo com a médica. “Se não transplantar vai a óbito em 24, 48 ou 72 horas. São casos dramáticos”, afirmou a médica. As informações são do G1.

Compartilhar agora