Covid-19: Embaixada da Rússia diz que negocia produção de vacina com governo da Bahia
Um possível parceria para testes e produção da Sputnik V, primeira vacina contra o novo coronavírus registrada no mundo, está sendo negociada entre a Embaixada da Rússia e o Governo da Bahia. A Embaixada informou que no dia 30 de julho, o chanceler russo, Sergey Akopov, participou de uma videoconferência com o governador baiano e presidente do Consórcio do Nordeste, Rui Costa, e o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.
As partes conversaram sobre o estabelecimento de uma possível parceria entre as instituições de pesquisa nordestinas e os centros científicos russos nos testes e produção da vacina. Avalia-se ainda a possibilidade de outros estados da região se juntarem à negociação. “Esperamos que daqui a pouco vejamos os frutos concretos desta cooperação”, disse a embaixada russa.
Rui Costa já havia confirmado a reunião com as autoridades russas para garantir o interesse do estado e da região nordestina na vacina que está sendo produzida. Sobre a desconfiança da comunidade científica, devido à rapidez de produção e falta de transparência no processo da Rússia, o governador afirmou que todas as instituições que estão produzindo a vacina estão seguindo normas severas de controle, que não permitiriam a aplicação de uma substância que não fosse segura. A Rússia também está negociando uma parceria com o Governo do Paraná.
(foto: divulgação/Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (RDI))