Cientistas desenvolvem aparelho que detecta Covid no ar em tempo real

Pesquisadores da Universidade de Washington criaram um dispositivo experimental que consegue identificar a presença do coronavírus no ar com uma sensibilidade entre 77% e 83% de variação, mostrando uma alta eficiência. A pesquisa foi publicada na segunda-feira (10/6), na revista Nature Communications.

 

Em números, o aparelho é capaz de detectar a presença do vírus em oito de cada dez casos e levando menos de cinco minutos para fazer a identificação.

 

“A ideia desse dispositivo é que você possa saber em tempo real, ou a cada 5 minutos, se há um vírus vivo no ar”, disse o professor de neurologia da Faculdade de Medicina, John Cirrito, ao The Source (revista da Washington University in St. Louis).

 

O equipamento foi criado a partir de sensores que foram desenvolvidos para identificar as proteínas do Alzheimer. Estes sensores foram alterados para ler a presença da proteína spike do vírus causador da Covid-19.

 

O aparelho cria um corredor de ar úmido que amplia a possibilidade de detecção de vírus enquanto as amostras são analisadas. “O desafio de trabalhar com os detectores de ar é o nível de vírus, em geral, ele está tão diluído que é como encontrar uma agulha no palheiro. Ao criar o ciclone úmido, a gente consegue analisar uma amostra de ar maior e mais rapidamente”, diz o engenheiro médico Rajan Chakrabarty.

 

“Estamos começando com o vírus da Covid-19, mas há planos para também medir influenza, da gripe, RSV e outros patógenos. Em um ambiente hospitalar, o monitor pode ser usado para medir estafilococos ou estreptococos, que causam vários tipos de complicações para os pacientes”, completa Cirrito.

 

Fonte: Metrópoles

Compartilhar agora