Cientistas criam vacina que fortalece organismo para atacar células cancerígenas; entenda
Um estudo recente apresenta a proposta de uma vacina que “ensina” o sistema imunológico a destruir células cancerígenas, fortalecendo o organismo, a ideia é que seja aplicada também como imunizante.
A medicação utiliza as propriedades naturais de bactérias para atacar tumores. Essa tecnologia é eficiente tanto para os tumores primários como para aqueles que estão em expansão, as metástases.
O estudo foi publicado na revista científica Nature, no primeiro momento, foram feitos testes em camundongos com câncer colorretal avançado e melanoma. Agora os cientistas avançam para os testes em humanos.
Os pesquisadores de Columbia, nos Estados Unidos, usaram a vacina para sobrecarregar o sistema imunológico para suprimir o crescimento dos tumores primários e metastáticos, sem causar danos ao organismo.
Os cientistas reprogramaram geneticamente bactérias para invadir tumores e remover das células cancerígenas o disfarce que elas usam para se esconder do sistema imunológico.
A técnica, desenvolvida nos laboratórios do imunologista Nicholas Arpaia e o engenheiro biomédico Tal Danino, pode estabelecer as bases para um novo tipo de imunoterapia, uma forma de tratamento do câncer que transforma as defesas naturais do corpo contra a doença.
Fonte: Só notícia boa
Foto: Freepik