Cidade do sudoeste baiano registra menor temperatura do ano no Estado
A considera “Suíça Brasileira”, por ter um clima mais ameno e seco, Vitória da Conquista, localizada no sudoeste baiano, registrou 6.5°C nas últimas 24h. Só nesta semana, chegou a bater 10°C, 7.5°C e, na madrugada de quarta-feira (24), atingiu a menor temperatura do ano na Bahia, o recorde foi confirmado pelo meteorologista do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Aldirio Almeida. Já durante o dia, a previsão é que os termômetros cheguem a 25°C.
Com isso, o município entrou na lista das 30 mais frias do Brasil e encabeça o ranking no Norte e Nordeste, atrás apenas de áreas no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. A cidade baiana ainda fica na frente de todas as gaúchas, segundo os dados do Inmet.
Artur Sena, que reside na cidade baiana há dois anos, conta que precisou comprar um aquecedor para lidar com o frio.
“As madrugadas têm sido mais complicadas, tenho sentido menos por causa do aquecedor. Foi a única saída para suportar”, afirma.
Com uma filha de 40 dias, Artur ainda desabafa que teve problemas por causa da temperatura.
“O começo da vida dela estava bem complicado, não estava conseguindo aquecer”, lembra.
Na Bahia, outros municípios registraram temperatura abaixo dos 13°C. São eles: Itapetinga (11.2°C), Belmonte (11.4°C), Brumado e Piatã (11.7°C) e Correntina (12.9°C).
Já no Brasil, a menor temperatura foi no Rio de Janeiro, na cidade de Nova Friburgo, onde os termômetros bateram 0.9°C. Em seguida aparecem General Carneiro (PR), com 1.7°C, Caldas (MG), com 2.2°C, e Maria da Fé (MG), 2.5°C.
Com informações: Alô Alô Bahia
Foto: Reprodução