Cerclagem uterina: entenda cirurgia que Ary Mirelle passará e porquê o bebê pode nascer
Ary Mirelle usou seu perfil nas redes sociais para informar aos seus seguidores que precisará fazer um procedimento de emergência nesta quinta-feira (9). A influenciadora está grávida de 27 semanas de seu primeiro filho fruto do relacionamento com João Gomes e realizará uma cerclagem uterina.
“Eu vou ter que fazer uma cerclagem de emergência porque você tem que fazer ela logo no início da gestação, pelas 12 semanas, e eu já estou indo para a 27ª semana. É um pouquinho mais arriscado porque a bolsa pode estourar, já que é um procedimento que empurra a bolsa.”
“Então, tem que fazer no começo e como eu estou fazendo meio tardio, é um pouquinho arriscado. Não estou tendo dias tão fáceis, estou me sentindo para baixo. Estou entregando nas mãos de Deus, que vai dar tudo certo.”
De acordo com o site Tua Saúde, a cerclagem uterina é uma cirurgia indicada para evitar o parto prematuro em mulheres que possuem insuficiência do colo do útero, que é uma dilatação que pode começar ainda no primeiro ou no segundo trimestre de gestação, quando a paciente já sofreu algum outro parto prematuro ou aborto espontâneo.
Ela também é chamada de cerclagem do colo uterino ou cerclagem cervical e é feita pelo obstetra no hospital, por via transvaginal e, em alguns casos, por laparoscopia, podendo ser feita de urgência ou de forma programada pelo obstetra.
A cerclagem uterina pode ser oferecida gratuitamente pelo SUS e sua recuperação é rápida mas necessita de alguns cuidados como evitar esforços nos primeiros dias ou contato íntimo nas primeiras semanas, conforme orientação do obstetra.
Fonte: gshow
Imagem: Reprodução/Instagram/@vericefotografia