Cem escolas do país com o melhor desempenho nos anos iniciais são do Nordeste; veja

As cem escolas públicas do país com melhor desempenho educacional nos anos iniciais do ensino fundamental, do 1° ao 5° ano, são todas do Nordeste. O Ceará concentra o maior número del unidades que lideram o IDEB, que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, principal indicador de qualidade da educação do Brasil.

 

 

 

Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira (14) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e Manuel Palácio, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

 

 

 

Das 100 escolas com melhores resultados, 67 são escolas públicas do Ceará, 32 são de Alagoas e uma de Pernambuco. A média dessas unidades é muito superior à dos colégios particulares do país, que foi de 7,2.

 

 

No Ideb 2023, 21 escolas municipais atingiram a nota máxima do indicador, que varia de 0 a 10. A cidade de Sobral (CE) reúne cinco das unidade com média 10 no Ideb.

 

 

Os três estados com melhor resultado nessa etapa de ensino seguem uma política semelhante: um sistema organizado de colaboração, entre estado e municípios, a inspiração e adaptação de experiências exitosas e a reação pedagógica diante dos resultados de índices educacionais.

 

 

O sistema de colaboração usado por estados surgiu com o Paic (Programa de Alfabetização na Idade Certa) a partir de 2007. O plano é apontado como um dos responsáveis pelos resultados positivos a que chegaram as escolas do Ceará e que depois foi replicado em outras redes.

 

 

Fonte: Jornal Brasília

 

 

Foto: Freepik

Compartilhar agora