Caso Rafaella Santos: diferença entre foto e aparição da irmã de Neymar na Sapucaí chama atenção do público. Médica alerta sobre inspirações virtuais e riscos para corpo e mente
Rafaella Santos, irmã do jogador Neymar, tem sido alvo de críticas. Isso porque recentemente ela publicou uma foto nas redes sociais, e, na imagem, está com uma aparência diferente do que a exibida no desfile de carnaval da Marquês de Sapucaí, no domingo (19). Esse caso é importante para refletir sobre a dificuldade de aceitação ao próprio corpo, bem como sobre a importância dos cuidados que envolvem o desejo de estar ou mostrar perfeição e magreza e como isso afeta o corpo e a mente.
A dra. Carolina Almeida, referência em emagrecimento e diretora médica do Núcleo GA Petrolina, observa como a pressão social para se atingir um padrão de beleza na sociedade moderna pode levar as pessoas a buscarem meios surreais para se sentirem aceitas.
“Podemos olhar a situação da Rafaella Santos por duas óticas. Uma vez que uma pessoa que precisa postar um corpo completamente diferente do que é o seu real, ela demanda apoio, acolhimento e não julgamento, que por muitas vezes é cruel e capaz de deixar marcas indeléveis na mente e isso deve ser tratado com muito cuidado, afinal, uma pessoa que precisa fazer tantas transformações numa foto para se expor não está bem. A segunda lição é que o corpo pode ser lindo em suas variadas nuances, seja ele mais fitness, convencional, ou sem tanto ajuste”, refletiu a médica.
Ainda de acordo com a dra. Carolina, o uso excessivo de filtros demonstra dificuldade de aceitação. E tanto a ajuda psicológica para que haja uma aceitação do corpo, como uma preocupação com o físico, devem ser observadas nesses casos. Ela informa que é possível cuidar verdadeiramente do corpo para atingir o objetivo que se quer, uma vez que já existem meios seguros e eficazes para alcançar o emagrecimento, a firmeza de pele e vários outros resultados.
“Outro ensinamento do caso da Rafaella é para quem fica nas redes sociais buscando objetivos inatingíveis. Algumas dessas inspirações exibidas na internet são montadas, não são assim na vida real. Existem pessoas que têm corpos realmente trabalhados, mas à base de acompanhamento profissional, com alimentação adequada, medicação, hormônios. Existem ainda, pessoas que já nasceram com a genética que favorece a formação muscular e que por isso conseguem ganhos de forma mais rápida. Destaco que todos os corpos devem ser respeitados, mas para quem acompanha as redes sociais e busca inspirações é importante saber que muitas delas na realidade são diferentes das fotos. Busquem inspirações reais, não tenham como modelo inspirações utópicas ou fictícias”, finaliza a dra. Carolina Almeida.
Foto: Reprodução/Internet