Brasil terá onda de calor excepcional com 40ºC a 45ºC e risco à vida

Está sentindo muito calor? Calma que vai piorar! | O Brasil enfrentará uma onda de calor nas próximas duas semanas, com temperaturas altas em todas as cinco regiões do país. O calor será tanto que oferecerá risco à vida, conforme análise da MetSul.

 

De acordo com a previsão, o pico de altas temperaturas deve ocorrer entre o final desta semana e o começo da outra. Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Distrito Federal, Pará, Tocantins, Bahia, Rondônia, Amazonas, Maranhão e Piauí terão marcas perto ou acima de 40°C.

 

O pico do calor em intensidade deve se dar entre o final desta semana e o começo da semana que vem. Modelos numéricos chegam a indicar temperatura no nível de pressão de 850 hPa (equivalente a 1.500 metros de altitude) perto de 30ºC no Centro-Oeste do Brasil, o que apenas se verifica em massas de ar extremamente quentes, como a que atingiu o Sudoeste dos Estados Unidos no mês de julho deste ano.

 

Marcas perto ou acima dos 40ºC devem se dar ainda em muitas cidades do Norte, de Goiás, do Sudeste do Brasil e de alguns estados do Nordeste, como no Oeste da Bahia, no Maranhão e no Piauí.

Alguns pontos da região Centro-Oeste devem sofrer com marcas entre 43°C a 45°C. A expectativa é de que o calor bata o recorde de novembro de 2020, quando Nova Maringá, no Mato Grosso, registrou 44,8°C.

 

Fonte: Metrópoles e MetSul
Imagem: Pexels

 

Compartilhar agora