Boas notícias: Vacina contra câncer é eficaz em 100% dos testes, diz pesquisa

Uma vacina personalizada contra o câncer agressivo, desenvolvida por pesquisadores da Harvard’s Wyss Institute, nos Estados Unidos, teve 100% de eficácia, até o momento, nas fases de testes. O imunizante, baseado em biomaterial e apresentado em um estudo publicado na Nature Communications, é uma combinação de quimioterapia e imunoterapia, para o tratamento dos tumores resistentes.

 

Chamada “vacina implantável”, o experimento tem o tamanho de uma aspirina e é colocada próxima de onde está o tumor, evitando quimioterapia em todo o corpo. Assim, após sua aplicação, a vacina reprograma o sistema imunológico para atacar as células cancerosas em todo o corpo do paciente. Em laboratório, 100% das cobaias com câncer de mama triplo-negativo que receberam a vacina sobreviveram.

 

 

A vacina foi desenvolvida pela primeira vez em 2009, e tem apresentado resultados promissores nos testes com camundongos, em vários tipos de câncer. Agora, a equipe de pesquisadores continuam explorando a combinação da quimioterapia com imunizantes contra o câncer, e a expectativa é a melhora da eficácia antitumoral para outros tumores que têm tratamentos mais difíceis.

Compartilhar agora