BOA NOTÍCIA: Estudo identifica remédio que pode reduzir mortes de pacientes graves da Covid-19

Pesquisadores do Reino Unido anunciaram nesta terça-feira (16) que um estudo preliminar apontou a eficiêndia de um corticóide comum, que é barato e amplamente disponível, e que pode ajudar na recuperação de pacientes gravemente doentes com o novo coronavírus (Covid-19).

 

“Os resultados preliminares do estudo Recovery são muito claros – o remédio reduz o risco de morte em pacientes com complicações respiratórias graves. A Covid-19 é uma doença global — é fantástico que o primeiro tratamento que demonstradamente reduz a mortalidade esteja instantaneamente disponível em todo o mundo”, afirmou Martin Landray, professor de medicina e epidemiologia do Departamento de Saúde da População da Universidade de Oxford, um dos líderes do estudo, em matéria divulgada pelo G1.

 

Os resultados completos serão tornados públicos em breve. O estudo foi realizado em mais de 2.000 pacientes que receberam o medicamento. Eles foram comparados a 4.300 que receberam os cuidados comuns.

 

 

Para os pacientes que estão em aparelhos respiradores, o risco de morte cai de 40% para 28%. Entre os que recebem oxigênio, a chance de morrer se reduziu de 25% para 20%. Para pacientes mais leves não houve constatação de melhora.

 

 

“É um resultado muito bem-vindo”, disse um dos líderes do estudo, Peter Horby, da Universidade de Oxford. “O benefício para sobrevivência é claro e alto em pacientes que estão doentes a ponto de terem que receber tratamento com oxigênio, então esse deve ser o padrão de cuidado nesses pacientes”, completou.

Compartilhar agora