‘Black Friday brasileira’ começa amanhã (3); lojas de Juazeiro e Petrolina deverão aderir o movimento
A segunda edição da Semana Brasil – a Black Friday brasileira, como é conhecida -, terá início nesta quinta-feira (3). Com a iniciativa, que é coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), o governo federal, que apoia a Semana Brasil, acredita que pode ajudar a reduzir os efeitos negativos provenientes da desaceleração econômica.
A expectativa é que algumas lojas de Juazeiro-BA e Petrolina-PE participem da Semana Brasil, que acontece até o dia 13 de setembro, segundo representações comerciais. O comércio de ambas as cidades voltaram a reabrir no dia 27 de julho, após as prefeituras anunciarem a retomada das atividades econômicas. Com isso, o setor de comércio e serviço, que foi um dos mais impactados pela crise, começa a dar sinais sólidos de recuperação.
A Secretaria de Comunicação da Presidência da República, que colaborou para a campanha de divulgação, afirmou que o evento “vai unir comércio e varejo para celebrar a retomada da economia” e “marca a primeira data comemorativa do varejo após a reabertura do comércio”. Em 2019, quando mais de 14 mil empresas participaram do evento, uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen registrou aumento de 41% nas vendas online em comparação ao ano anterior; quanto ao varejo, houve crescimento nominal de 11,3%, de acordo com a Cielo.