Anvisa proíbe suplemento alimentar de melatonina para crianças

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, a comercialização, a distribuição, a propaganda e o uso do suplemento alimentar Soninho Perfeito Melatonina Kids, fabricado pela empresa Mr Oemed Indústria Farmaceutica Ltda. O órgão regulador determinou ainda o recolhimento do produto do mercado.
Em nota, a Anvisa informou que a melatonina — hormônio produzido pelo organismo — não é autorizada para uso em suplementos alimentares destinados a crianças e adolescentes e que não há segurança de uso comprovada perante a agência para essas faixas etárias. “A melatonina também não possui autorização para gestantes e mulheres que amamentam (lactantes) e só é aprovada em suplementos destinados para adultos acima de 19 anos, na concentração de 0,21 miligramas por dia e sem alegações de uso”, alerta.
A empresa afirma em comunicado que “a proibição do referido produto, conforme indicado pela Anvisa, nos pegou de surpresa, uma vez que não é comercializado pela M.R Oemed. Embora tenhamos tido um produto com as mesmas características no passado, é de extrema importância destacar que a composição diferenciada, especificamente a ausência de melatonina, torna nosso produto claramente distinto”.
De acordo com a agência, também foi verificada a divulgação irregular, na internet, do produto, com alegações terapêuticas relacionadas a sono, ansiedade, compulsão alimentar, irritabilidade noturna, inflamação, suplementação para transtorno do espectro autista e câncer. “Nenhuma dessas alegações é aprovada pela Anvisa, tratando-se, portanto, de propaganda irregular”, diz.

No comunicado, o órgão regulador alerta que não há aprovação de suplementos alimentares à base de melatonina para sono, humor e concentração. “Qualquer propaganda ou rótulo que traga esse tipo de alegação está irregular de acordo com a legislação sanitária brasileira”.

 

Confira a nota da empresa M. R Oemed

 

Prezados,

Escrevo esta nota de esclarecimento como representante da M.R Oemed, em resposta às informações recentes sobre um produto que está sendo erroneamente associado à nossa marca e CNPJ. Gostaria de esclarecer os fatos e enfatizar nosso compromisso contínuo com a qualidade e a segurança dos consumidores.

 

A proibição do referido produto, conforme indicado pela Anvisa, nos pegou de surpresa, uma vez que não é comercializado pela M.R Oemed. Embora tenhamos tido um produto com as mesmas características no passado, é de extrema importância destacar que a composição diferenciada, especificamente a ausência de melatonina, torna nosso produto claramente distinto.

 

A OEMED é uma indústria que produz suplementos alimentares, temos como missão fabricar somente produtos permitido pela ANVISA e demais órgãos competentes. Fabricamos produtos para diversas empresas do ramo de suplemento alimentar, sempre que se inicia uma nova produção. Por mais que fazemos fiscalização das empresas que produzem conosco, fica difícil combater por existir muitos vendedores e também falsificação dos mesmos.

 

Entendemos profundamente a relevância da fiscalização rigorosa em plataformas de e-commerce para combater a disseminação de produtos falsificados. Apesar de fazermos denúncias e boletins de ocorrência, a vulnerabilidade das indústrias diante dessas situações é real e impactante.  Veja, em abril de 2023, fizemos um BO pelo uso indevido no exterior da marca OEMED como fabricante nas embalagens comercializadas pelas empresas ESA e Latielle, produto ALIV.

 

Recomendamos, portanto, uma atenção mais estrita às plataformas de marketplace, como o Mercado Livre, Americanas e outros, visando garantir a autenticidade dos produtos disponíveis. É importante observar que a resposta inadequada de nossa colaboradora no Reclame Aqui foi baseada em informações passadas sobre produtos semelhantes, e milhares de outros produtos que fabricamos. No entanto, ressaltamos que não tivemos qualquer envolvimento com este produto específico.

 

Reforçamos nosso compromisso inabalável com a qualidade de vida e a segurança dos consumidores. A ligação equivocada entre nosso nome, CNPJ e o produto falsificado é um equívoco que estamos profundamente empenhados em resolver. A OEMED, ESTÁ EFETUANDO LEVANTAMENDO DE TODOS OS FATOS SOBRE O ASSUNTO CITADO, PARA TOMAR TODAS AS PROVIDENCIAS LEGAIS. Por fim, ressaltamos que não tivemos qualquer envolvimento com este produto específico. Agradecemos sinceramente a oportunidade de esclarecer esta situação e reiteramos nossa dedicação contínua em fornecer produtos genuínos e de alta qualidade aos nossos clientes.

 

Atenciosamente,
Felipe Cavalcanti

CEO

M.R Oemed indústria farmacêutica

32.784.492.0001-40

Fonte: Agência Brasil e GZH
imagem: Reprodução/Redes Sociais
Compartilhar agora