ALGUÉM AGUARDANDO? Fila de espera para carros novos chega a seis meses

A falta de condutores e outros componentes para produção de veículos no Brasil tem gerado uma grande fila de espera por carros novos. O cenário de descompasso entre a produção e a demanda na indústria automobilística resultou em uma fila de espera de seis meses ou mais para alguns modelos ou versões de carro, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

 

O cenário é afetado pela alta de preços, juros elevados e restrições dos bancos na concessão de financiamento. E com a falta desses componentes, os lojistas explicam que isso afeta diretamente os modelos de entrada. Como não há um chip para todos, várias montadoras preferem priorizar a produção de modelos mais sofisticados, que dão maior retorno na venda.

 

Com a disponibilidade de alguns componentes, a Volkswagen tem convocado parte dos funcionários para trabalho extra aos sábados e domingos desde meados de setembro para completar carros que aguardam peças no pátio da fábrica Anchieta, em São Bernardo dos Campos, no ABC Paulista. Na Stellantis, há filas de espera de seis meses para as versões mais procuradas da picape Fiat Strada, que é líder de vendas no mercado brasileiro. O mesmo prazo de entrega vale para as versões do utilitário-esportivo (SUV) Fiat Pulse e para o Jeep Commander. *com informações do Alô Alô Bahia

Compartilhar agora