Vacina da Moderna contra covid-19 tem eficácia de 94,5%
A vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Moderna tem eficácia de 94,5%, disse a empresa nesta segunda-feira (16) em divulgação feita com base em análise preliminar dos estudos da fase 3 de testagem da vacina. A taxa de eficácia representa a proporção de redução de casos entre o grupo vacinado em comparação com o grupo não vacinado. Entretanto, como os dados são provisórios, não foram publicados em revista científica.
O estudo foi feito nos EUA e envolveu 30.000 participantes nos testes da vacina –metade recebeu placebo e a outra metade recebeu a vacina. Segundo a empresa, estudo de eventos adversos ainda indicou que a vacina foi bem tolerada, sem problemas significativos de segurança, já que os efeitos foram leves ou moderados.
Com base na análise provisória, a Moderna informou que pretende solicitar o uso emergencial da vacina nas próximas semanas. A autorização precisa ser concedida pelo FDA (Food and Drug Administration), autoridade sanitária dos EUA, equivalente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária no Brasil.
foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo