Pazuello diz que antes de ser ministro da Saúde “não sabia nem o que era o SUS”
Considerado o maior sistema público de saúde do mundo, o Sistema Único de Saúde (SUS) assegura atendimento médico no Brasil para qualquer pessoa há cerca de 30 anos. Entretanto, o sistema era desconhecido pelo atual ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que afirmou hoje (7) que até antes da pandemia provocada pelo novo coronavírus não conhecia como funcionava o SUS.
“Eu não sabia nem o que era o SUS. Porque eu passei a minha vida sendo tratado também em instituição pública, mas específica do Exército. Vim conhecer o SUS a partir desse momento da vida e compreendi a magnitude dessa ferramenta com a qual o Brasil nos brindou”, disse Pazuello que destacou que a organização do SUS deu capacidade para que o Brasil enfrentasse a pandemia de Covid-19 e também tornou o país referência no combate a várias outras doenças.
A rede de atendimento gratuita compreende desde a atenção primária – como as campanhas de vacinação, por exemplo – até tratamentos complexos, como transplantes. É importante ressaltar que a pandemia provocada pelo novo coronavírus destacou a importância do serviço no Brasil, tanto é que houve campanhas na internet que utilizaram a hashtags #defendaosus e #emdefesadosus em prol do sistema.