Livres da doença: saiba quais cidades baianas não registraram, até o momento, casos de covid-19
Pode até parecer inacreditável, mas alguns municípios baianos não tiveram, até o momento, nenhum caso confirmado de covid-19, nesses quase cinco meses de pandemia. Dos 417 municípios do Estado, nove ainda não tinham registrado casos da doença, segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), até este domingo (2).
As cidades são Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Canápolis, Érico Cardoso, Ipupiara, Gavião, Novo Horizonte, Sítio do Mato e Tanque Novo, que ficam localizadas no Oeste da Bahia, região com a menor concentração de casos, além de Gavião, no Centro-Leste do estado. Todas possuem entre 4 mil e 16 mil habitantes.
O prefeito da cidade de Tanque Novo, Vanderlei Marques Cardoso (PCdoB), disse ao jornal Correio da Bahia que foram identificados três casos suspeitos na última semana, mas que todos os resultados dos testes rápidos e também os do tipo PCR — o mais confiável — deram negativo. O gestor acredita que o fato de a cidade ainda não ter registrado infectados pode estar relacionado a ao menos três explicações: restrições severas de funcionamento do comércio e circulação de pessoas e veículos logo no início da pandemia; colaboração da população por meio do disk denúncia de aglomeração; “e um tantinho de ajuda divina porque ‘parece um milagre'”, brincou.
A situação vivenciada por essas nove cidades é totalmente diferente da realidade nas cidades da região norte da Bahia, onde praticamente todas enfrentam um crescimento no número de casos. Além de Juazeiro, municípios como Campo Formoso, Irecê, Sobradinho e Senhor do Bonfim vêm assistindo a uma curva crescente de novos casos e também de óbitos pelo novo coronavírus nas últimas semanas, que torna a situação ainda preocupante.
Diante disso, eis a pergunta: é realmente ‘um milagre’, como diz o gestor de Tanque Novo, ou só uma questão de tempo mesmo?