Prefeito Paulo Bomfim anuncia retomada do comércio em Juazeiro, veja abaixo como irá funcionar:
Em coletiva realizada na manhã desta quinta-feira, dia 28, o prefeito Paulo Bomfim tratou sobre a reabertura do comércio em Juazeiro. Fechado desde de março em função do novo coronavírus, a prefeitura vinha sofrendo uma pressão dos comerciantes e defensores da reabertura das lojas. Semana passada, um grupo fez manifesto pelas ruas da cidade baiana pedindo que o prefeito reconsiderasse o decreto.
No dia de hoje (28), a prefeitura de Juazeiro irá reabrir ás atividades econômicas e dividiu este processo em três etapas que começam a valer a partir do dia 01 de junho. O prefeito Paulo Bomfim deixou claro que para que isto ocorra, algumas recomendações e restrições deverão ser tomadas, tais como o uso de máscara por funcionários e clientes, além de álcool em gel e medidores de temperatura na frente dos estabelecimentos.
O prefeito também confirmou que esta abertura pode ser revogada, caso a ocupação de leitos dos hospitais na cidade cheguem a 70%. No momento, Juazeiro conta com 52%. O toque de recolher continua no mesmo horário até, pelo menos, o dia 14 de junho.
1ª Fase – A partir de 01 de junho:
Abertura dos serviços não-essenciais (óticas, lojas de roupas..) terão horário de trabalho das 08h às 18h de segunda à sexta. Ambulantes também voltam a funcionar, juntamente com a zona azul. Os serviços deverão obedecer as restrições de UM CLIENTE por cada 12,5 metros quadrados. Medição de temperatura na entrada (Se o cliente tiver acima de 37,8 aconselhar a procurar a unidade de saúde mais próxima).
Além disso, o uso de máscara e álcool em gel. Idosos acima de 60 anos, crianças menores de 12 anos e portadores de doenças crônicas também não poderão adentrar nestes estabelecimentos neste período de pandemia, inclusive tendo cartazes com o aviso. É obrigatória a demarcação de posicionamento de pessoas nas filas e consumo de produtos no interior dos estabelecimentos.
Cultos e missas poderão reabrir com ocupação máxima de 40% de sua capacidade, além de distanciamento entre as pessoas e recomenda-se que pessoas acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas e crianças abaixo de 12 anos não participem das celebrações.
2ª Fase: A partir de 15 de junho
Feiras, mercados, salão de beleza e barbearias poderão funcionar em seus horários convencionais obedecendo as restrições e regras como distanciamento, uso de máscara, álcool em gel e pessoas acima de 60 anos, crianças menores de 8 anos e portadores de doenças crônicas não poderão entrar.
O Juá Garden Shopping também irá reabrir em horário especial, das 12h às 20h, também obedecendo todos os mesmos requisitos como uso de máscara, álcool em gel nas entradas e saídas, distanciamento, além da proibição de idosos acima de 60 anos, crianças menores de 8 anos no interior das lojas. As galerias abrirão em horário comercial.
3ª Fase: A partir de 29 de junho
Serão abertos a partir desta data, as academias, bares, restaurantes e lanchonetes. Para todos estes segmentos, deve-se abrir somente para 30% de sua capacidade. Nas academias, todos os funcionários e frequentadores devem usar máscara e luvas. Além disso, higienização constante nos equipamentos e uso do álcool em gel. Para os bares, restaurantes e lanchonetes, também deverão ocupar somente 30% da sua capacidade, uso obrigatório de máscara, álcool em gel e obedecer o distanciamento mínimo de 2 metros entre clientes e higienização constante dos materiais.
O QUE AINDA ESTÁ PROIBIDO:
Aglomerações de pessoas em parques, playgrounds, áreas comuns, complexos esportivos, clubes e também funcionamento de casas noturnas/boates, cinema e aulas presenciais.