
Estudo revela que uso prolongado de antidepressivos pode dobrar risco de morte súbita
Uma pesquisa realizada no final do mês de março durante o Congresso Anual Europeu de Cardiologia revelou que tratamento prolongado Com antidepressivos afeta diretamente o risco de morte súbita cardíaca dos usuários.
O estudo indica que especialmente em adultos jovens o uso da medicação por mais de seis anos mais do que dobra o risco de morte súbita cardíaca ao ser comparado com alguém que nunca consumiu estes fármacos.
A pesquisa conduzida por pesquisadores do Hospital do Coração de Copenhague, na Dinamarca, avaliou dados de saúde de 4,3 milhões de dinamarqueses. A morte súbita cardíaca se refere à morte inesperada de uma pessoa que ocorre menos de 24 horas depois do início dos sintomas.
Os resultados indicam que o risco médio de qualquer exposição a antidepressivos foi de 56%, mas quanto mais longo for o uso do remédio, maior parece ser o risco.
“Aqueles expostos por seis anos ou mais estavam em risco ainda maior do que aqueles expostos por um a cinco anos, quando comparados com pessoas que nunca usaram antidepressivos na população em geral”, afirmou a autora principal do estudo, a cardiologista Jasmin Mujkanovic, em comunicado à imprensa.
Fonte: Farmácia clínica
Foto: Freepik