
“É a Cara da Gente”: tema do São João de Petrolina destaca cultura e jeito petrolinense de viver
O São João de Petrolina, uma das festas mais tradicionais do interior de Pernambuco, chega em 2025 com uma proposta ainda mais forte de celebrar e reforçar a identidade cultural da região. O evento mais aguardado da cidade, não só pelas atrações que se apresentam no palco da festa, mas pela emoção que o período promove.
Com o tema “É a Cara da Gente”, o evento traz um toque especial ao sentimento de pertencimento da população local, valorizando suas raízes, hábitos, economia e a cultura genuína que faz do São João da cidade uma das mais autênticas do Nordeste e a maior do Brasil.
A ideia é dar luz a tudo que envolve o período junino e o impacto que a tradicional festa traz para a capital do Sertão do São Francisco. O evento ganha vida nas roupas produzidas pelas costureiras, ganha sabor em cada alimento vendido pelos ambulantes e se renova em memórias afetivas criadas no interior com a família, na casa dos pais ou no apartamento alugado com os amigos. Com isso, a proposta traz à tona a riqueza cultural, diversidade e o jeitinho do povo petrolinense de viver.
Um dos filhos de Petrolina que irá ser evidenciado na divulgação do ciclo junino é o artista Geraldo Azevedo, que atingiu em 2025 a marca dos 80 anos. A Prefeitura tem homenageado o artista desde fevereiro e ao longo de todo o ano celebrará a vida e a obra do cantor que também virou a cara da gente petrolinense.
Para mostrar ao público todos os aspectos da importância social, econômica e cultural do São João para a população da região, a Secretaria de Comunicação desenvolverá vídeos, campanha publicitária, e diversos materiais de divulgação ao longo dos próximos meses. A proposta é valorizar a identidade, a autoestima petrolinense e ao mesmo tempo demonstrar o impacto que a festa propicia para todos os setores econômicos e culturais.