
Com foco na população de rua, Simão Durando lança pacote de ações voltadas à Assistência Social
O prefeito Simão Durando lançou, nesta terça-feira (25), o programa “Petrolina Acolhe”, um conjunto de metas e compromissos para fortalecer as políticas sociais no município, assegurando que todos os cidadãos tenha acesso a direitos básicos e fundamentais, com atenção, dignidade e respeito.
O novo programa reunirá diversos projetos e ações, principalmente, de assistência às pessoas em situação vulnerabilidade, oferecendo um atendimento mais eficiente, humanizado e acessível.
O “carro-chefe” do Petrolina Acolhe será o projeto ‘Um Novo Recomeço’. A iniciativa tem como objetivo promover a reintegração e dignidade para a população em situação de rua, possibilitando o acesso a serviços essenciais.
A primeira etapa do projeto consiste num trabalho de abordagem feito por cerca de 40 profissionais da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome.
As equipes atuarão em locais estratégicos como a praça da Catedral, Petrolina Antiga e Rodoviária, que possuem maior volume de população em situação de rua. Vestidos com colete de identificação, os assistentes abordam pessoas em vulnerabilidades social oferecendo apoio e medidas imediatas, para destinar ao abrigo municipal com saúde, alimentação, banho e local para dormir.
Os atendidos também receberão assistência para emissão de documentos; Cadastro Único; orientação técnica com assistentes sociais e psicólogos; corte de cabelo; elaboração de currículos para inserção ao mercado de trabalho; oferta de cursos profissionalizantes; inscrição para a participação do Projeto Bora Alfabetizar, entre outros.
O objetivo final é que esse público seja gradualmente reinserido na sociedade com oportunidades para trabalhar e outras atividades.
Além do trabalho junto à população de rua, o Petrolina Acolhe terá ações voltadas para crianças e mulheres vítimas de abuso ou violência; fortalecimento da rede de apoio ao público LGBTQIAPN+; novas ações do cadastro único em programas sociais. Também estão previstos investimentos para a estruturação dos equipamentos sociais do município.