SPM apresenta selo Lilás e incentiva igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no trabalho, em Juazeiro

Nesta última sexta-feira (24) a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) realizou a apresentação do Selo Lilás para diversos setores empresarial, comercial e da sociedade civil do município de Juazeiro.

 

A atividade, que aconteceu no Centro de Cultura João Gilberto, em parceria com a Secretaria da Mulher e Juventude, teve o objetivo de divulgar as inscrições para o segundo edital do Selo Lilás, que seguem abertas até o dia 12 de fevereiro pelo (www.selolilas.spm.ba.gov.br). site

 

Na atividade, a secretária da pasta, Neusa Cadore, destacou a importância do Selo Lilás como política pública que incentiva a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no mundo do trabalho. Ela lembrou que as mulheres recebem 19,4% a menos que homens; na liderança, a diferença é de 25,2%; 37,4% dos cargos gerenciais são ocupados por mulheres e que 80% das mulheres conhecem ou já presenciaram situações de assédio no trabalho.

 

Segundo a secretária, a certificação contribui para dar visibilidade à situação vivida pelas mulheres na atualidade.

 

“Sabemos que 50% das mulheres são mãấes solo; 40% não têm acesso à creche; 20% recebem menos que os homens fazendo as mesmas funções; e 50% perdem seu emprego formal até dois anos após o nascimento de seus filhos. Então, as mulheres vivem um grande desafio para estar no mundo do trabalho, para ter remuneração justa. E o Selo Lilás propõe critérios como 30% de mulheres no quadro funcional ou plano para chegar a esse patamar, o respeito às leis trabalhistas; o enfrentamento e a prevenção de qualquer tipo de violência; políticas de inclusão e diversidade que contemplem mulheres trans, negras, indígenas e quilombolas. Trata-se de uma política pública que incentiva e reconhece o compromisso das empresas, entidade e organizações que efetivamente contribuem para mudar essa realidade, com a valorização e garantia de direitos das mulheres”, afirmou.

 

 

Fonte: RedeGN

 

 

Foto: Reprodução

Compartilhar agora